aguas-de-malaca

O município de Malacacheta é um dos pioneiros no programa “Conservação e Produção rural sustentável: uma parceria para a vida!”, desenvolvido pela equipe do Regional Nordeste do IEF. A microbacia escolhida abriga nascentes do rio Mucuri do Sul, um dos principais afluentes do rio Mucuri, localizada na APA (Área de Proteção Ambiental) do Alto do Mucuri e definida como área prioritária para recuperação, pela gestão da unidade de conservação.

O município foi escolhido para dar início ao programa em função da governança ambiental avançada que já reúne, com a participação ativa da prefeitura, sindicatos locais, associações rurais, Emater, Escola Familia Agrícola do Setúbal , EMBRAPA e o IEF. No dia 25 de outubro, foi realizado o primeiro dia de campo, onde foram ministradas palestras sobre recuperação florestal de microbacias, práticas produtivas sustentáveis de conservação de solo e água e intervenção legal na propriedade rural. Após a parte teórica, os 115 participantes acompanharam a construção de uma barraginha e a recuperação de uma mata ciliar, através do cercamento e do plantio de mudas em nível.

Outras ações.

O programa tem a intenção de progredir com a construção do viveiro de mudas florestais, já em execução, além da parte de captação de águas pluviais feita através de barraginhas que já estão em andamento.
Só na comunidade do Baixão, foram feitas cerca de 100 barraginhas. Outra atividade que fecharia todo o ciclo (preservação de nascentes e produção de água) seria a instalação de fossas sépticas nas propriedades rurais para evitar a contaminação dos córregos e das nascentes.

Fonte: Sec. Agricultura / Prefeitura Malacacheta

Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com