requeijao-moreno-malacacheta

- Meu nome é Hernán Santibanes, de Malacacheta, Minas Gerais. O Brasil que eu quero é que a população brasileira tenha consciência de sua responsabilidade para um país melhor. Não basta esperar apenas do governo, que façamos cada um a sua parte.

informativo malacacheta requeijao moreno001

Assim falou, nosso conterrâneo, para o quadro “Qual o Brasil você quer para o futuro”, da Rede Globo, no Jornal Nacional.

Isso gerou por parte da âncora do telejornal “Juliana Morrone” um comentário em que ela classifica o Requeijão Moreno de Malacacheta, “um requeijão de corte, como uma das tantas coisas boas que existem pelo país e não são bem divulgadas”.

Mas o que é o Requeijão Moreno, como ele é feito e principalmente, após essa imensa divulgação voluntária em horário nobre, como ele pode impactar na economia de Malacacheta e cidades vizinhas?

Segundo o empresário Chanrley Lopes, o Requeijão Moreno começou a chamar atenção quando, durante o Rock in Rio de 2017, a premiada chef Roberta Sudbrack abandonou o evento, após a vigilância sanitária interditar seu estande, na praça gastronômica e decretar que queijos e linguiças artesanais estavam fora do padrão de qualidade exigido.
A inspeção jogou fora cerca de 160 quilos de alimentos, que, segundo a chef, estavam dentro do prazo de validade. O problema apontado pela vigilância era a ausência do selo de inspeção. Roberta desabafou nas redes sociais e o post teve mais de 90 mil visualizações.
Após isso, o deputado Fábio Ramalho conseguiu aprovar a derrubada da exigência do selo SIF. Com isso, foram apresentados vários produtos artesanais em um concurso feito pelo Estado de Minas Gerais. E lá estava o Requeijão Moreno de Malacacheta, produzido por vários produtores locais e um deles chamou a atenção pela aparencia e sabor inenarrável, produzido por Maria Neusa Lopes conhecida como Neusa de Cola, produtora rural de Malacacheta.

informativo malacacheta requeijao moreno007

Dentre os requeijões famosos na região podemos destacar também os dos Senhores Adão Macedo e Marcio de Franciscópolis e vários outros em Malacacheta.

O processo de produção, que é lento e manual, passa por deixar o leite coalhar naturalmente, separar a parte de cima, a gordura, para fritar, mexendo sem parar. Retirado o soro, o restante do leite vai para outra panela quente, onde é lavado para retirar a acidez e depois misturado com a gordura, mexendo por algum tempo para alcançar a consistência pastosa. 

informativo malacacheta requeijao moreno005

Simples? Não! É preciso muita prática para alcançar o ponto certo.

Colocado na forma, o requeijão, demora cerca de duas horas para esfriar e poder ser consumido. Se colocado em papel filme o produto pode ser consumido em até quatro ou cinco dias, sem ir à geladeira.

Diferente do requeijão cremoso, o Requeijão Moreno é de consistência mais firme, com o aspecto de um queijo marrom e geralmente é consumido sozinho ou acompanhado de um bom café.

informativo malacacheta requeijao moreno006

Natural no norte de Minas, mais notadamente na região de Malacacheta, não se sabe ao certo a origem do requeijão de corte. Provavelmente tenha vindo com os portugueses e sofrido algumas alterações no preparo, pois o mesmo é produzido há muito tempo, para consumo próprio ou para comercialização. Antigamente as fazendas o faziam para aproveitar o leite natural que não conseguiam vender diretamente aos consumidores e atualmente alguns produtores chegam a deixar de entregar sua produção de leite a indústria de laticínios simplesmente para produzirem o requeijão.

Mas o requeijão, segundo depoimento de um produtor, exige uma quantidade maior de leite e mais tempo e trabalho no preparo do que um queijo.
Sendo assim muitos deixam de produzi-lo, por acharem que o preço cobrado não compensa.

informativo malacacheta requeijao moreno004

Mas o que fazer para que o requeijão moreno, uma iguaria apreciada por quem tem oportunidade de experimentar, alcance o preço desejado pelos produtores e possa ser produzido e comercializado em maior volume?

Como leigo no assunto, ouso opinar que, como um produto típico e artesanal, o requeijão deveria ser precificado como tal. O que aumentaria seu valor de revenda.

Mas como isso poderia ocorrer?

Novamente como leigo, penso que, uma forma seria pleitear junto ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o seu reconhecimento como bem imaterial de Malacacheta e região, a exemplo de cidades ou regiões que conseguiram reconhecimento para seus queijos como os do Serro, da Serra da Canastra e do Salitre.

Claro que isso geraria certo esforço e entendimento entre produtores e órgãos envolvidos. Alguma burocracia a ser enfrentada e outro esforço para padronização das técnicas de produção.

Mas será que esse esforço não valeria a pena? Afinal, poderia ser esse o pontapé inicial para impulsionar a vocação agropecuária e até turística de Malacacheta e cidades vizinhas.

O Festival do Requeijão Moreno poderia ser um evento a ser explorado turisticamente, onde por tabela seriam também expostos outros produtos artesanais do município.

informativo malacacheta requeijao moreno002

Em meio a tanta tecnologia e estresse do mundo moderno, produtos artesanais, cidades pequenas e bucólicas e até os mercados para escoamento das produções locais, tem sido valorizados cada vez mais, como atrativos turísticos.

O momento propício é esse, aproveitando a aprovação da nova legislação e a exposição no Jornal Nacional da Rede Globo.
Como diria Fausto Silva, apresentador da mesma emissora, “a hora é agora”.

requeijoao2

Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com