grano-thais-santos-malacacheta

O Destaque Jovem dessa edição do Informal - Informativo Malacacheta é a empreendedora Thaís Rodrigues dos Santos. Criadora de um produto, Grano, que vem fazendo muito sucesso, chegando a ser exposto na feira Super Minas Food Show, em Belo Horizonte, ela nos deu um inspirante depoimento.

Nasci em Itambacuri, fui criada e enraizada em Malacacheta. Sou filha de Malacacheta. É assim que me considero.

Sempre tive uma ligação muito forte por Minas Gerais, e isso foi se tornando mais forte ao longo dos meus 25 anos de idade.

Aos 13 anos, ao sair de Malacacheta para o mundo, já sabia para onde voltar. Alguma coisa me esperava aqui. ..

Em 1O anos, vivi em 12 países, convivi com muitas culturas, passei por muitas experiências, mas nenhuma delas mudou a minha essência.

Embora trabalhasse com moda e acostumada a viajar, hoje, meu ponto de apoio e desembarque é aqui.

A criação de GRANO me trouxe um novo pulsar, abrindo meus horizontes e fazendo que eu me entregue nesse projeto sem parar.

Um dos meus hobbies preferidos é cozinhar. Desde meus 9 anos acompanho minha mãe na cozinha. Ela é minha MAIOR inspiração. Sou apaixonada e amante da alta gastronomia. Sempre me interessei por culinária e busco sem cessar por inovação e criação na cozinha. Foi assim que surgiu a ideia de unir ingredientes que eu já usava, em uma única receita, com toque gourmet. Um produto inovador, saboroso e único, GRANO.

Quando tudo começou ...

Comecei a fazer GRANO dentro de casa. Peguei todas as formas de assar, panelas, e condimentos que tínhamos. Só precisei começar...

A primeira pessoa a provar GRANO foi minha tia Neusa. Minha intenção era dar a ela a receita, para ela comercializar em Malacacheta. Mas não! Ela me chamou, me sentou no sofá e disse:  "Filha, você precisa fazer isso para o mundo. É simplesmente maravilhoso". Neste dia, estava a assinar um contrato internacional e ir para a Itália, mas fiquei balanceada com suas palavras.

Comecei então a pesquisar por embalagens, criação de arte, legislação, registro de marca, literalmente tudo o que envolvia comercializar esse produto. Nas caídas das madrugadas, eu estava criando maneiras de assumir o compromisso de criar um produto para o "mundo".

Criei a primeira embalagem, cancelei minha viagem à Itália e retornei a Malacacheta, pronta para começar a vender. Após 1 mês de vendas, vi que precisava mudar tudo e adequar a embalagem para entrar nas prateleiras dos supermercados, empórios e comércios nacionais. Contratei designer gráfico para trazer a embalagem minha essência, minha paixão por Minas e eventualmente uma identificação feminina, romântica e sonhadora.

O segundo passo era encontrar um espaço ideal para fabricar o produto em larga escala. O terceiro passo e o mais importante, foi encontrar fornecedores de qualidade para atender a todas as expectativas, com um produto saboroso e funcional. Contei com o auxílio de engenheiro de alimentos, e criadores de identidade visual. Após 8 meses, estávamos com a arte pronta, mas ainda não tínhamos encontrado o ambiente ideal para produzir.

Em uma viagem de 1 semana a Malacacheta, passeando pelo bairro que cresci e me orgulho muito de ter morado lá, encontrei a casa que chamamos de CASA GRANO.

Meu coração pulsou quando entrei na casa, e tudo o que estava sonhando, visualizei ali… Localizada na Várzea (bairro que cresci), próxima de todos os comércios e pessoas que já estava acostumada  a conviver… foi um encontro!

Começamos as obras em Abril deste ano, e terminamos em outubro. Foram meses intensos, de muito trabalho, mas contei com a  colaboração de pessoas que nunca imaginei que fariam parte da minha vida. Tenho hoje, mais orgulho ainda da minha terra. Respeito e amo cada anjo que DEUS colocou no meu caminho até aqui… Construi um projeto com o auxilio de amigos, familiares, profissionais e moradores de Malacacheta, a eles minha eterna gratidão.

Atualmente temos capacidade de produzir 10.000 unidades por mês. Estamos invadindo os mercados e empórios da Grande Belo Horizonte, e pretendo ganhar meu país.

Me inspiro diariamente, no meu próprio poema, publicado na embalagem…

‘'Da terra vem o broto,

Da terra vem o grão,

Da terra nasce a vida,

Que transborda nesse sertão.

Da terra vem o alimento,

O amor e a união.

Na terra das Minas Gerais nasci,

Da vida simples do interior,

Levo sementes para onde eu for,

Almejando voos altos,

Todo passarinho é sonhador…’'

 

Thaís Rodrigues dos Santos