meninas-odilio-malacacheta

Mais um Destaque Jovem em dose dupla para abrilhantar nosso informativo. Elas têm 16 anos e são filhas de Odilon Gonçalves de Macêdo (Odílio) e Lucilene da Cruz Prates.
Estudiosas, inteligentes, talentosas e articuladas, as “Meninas de Odílio”, ficaram bastante conhecidas e são motivo de orgulho e expectativa positiva para Malacacheta.

Relacionamento entre irmãs:
- Nós temos uma cumplicidade e uma amizade muito fortes, provavelmente por conta de sermos gêmeas e termos estabelecido desde muito novas a concepção do “nós” em relação a tudo que vivêssemos. Passamos a maior parte do tempo juntas e podemos dizer que a ausência da companhia de uma por algumas horas já é suficiente para ficarmos abaladas. Somos, convictamente, a melhor amiga que cada uma poderia ser para a outra.

Algum caso engraçado ou inusitado, devido ao fato de serem gêmeas:
- Bom, talvez não seja um fato tão interessante, mas vamos aproveitar a deixa para confessar algo: Em alguns casos em que somos confundidas, não fazemos questão de corrigir a pessoa e indicar quem é quem. Preferimos manter a conversa fingindo ser a outra para não deixar a pessoa desconfortável com a própria confusão. Pode parecer um pouco cruel da nossa parte, mas asseguramos que isso não acontece sempre, apesar de para nós a situação acabar sendo bem engraçada.

informativo malacacheta meninas odilio001

Incentivo por parte da família:
- Desde muito novas tivemos grande estímulo dos nossos pais a buscar sempre sermos boas em tudo que fizéssemos. Desenvolvemos antes mesmo de entrar na escola, por exemplo, o gosto pela leitura e pela escrita. Temos fortes lembranças de nossa mãe lendo à noite para nós ao pé da cama e dos inúmeros livros que ganhávamos. Além disso, nosso pai costumava sempre falar da importância dos estudos, o que tomava grande proporção nas nossas cabeças de cinco ou seis anos. Em casa, o encorajamento e a afirmação de nossa capacidade por parte da família nos trouxe confiança em relação a nós mesmas. Por tratarem de tudo isso tão cedo, nós crescemos buscando evoluir e nos superar cada vez mais. Devemos, com certeza, tudo ao apoio dos nossos pais.

Quem as inspira...
- Nossa inspiração vem de pessoas cujo potencial e, principalmente, esforço, fizeram-nas chegar a um lugar de destaque e referência. Desafiando expectativas e vencendo as limitações de suas realidades, pessoas como Tábata Amaral e Matheus Tomoto provaram para a sociedade e, especialmente para nós duas, que tudo pode ser alcançado. Outras referências são: Mariana Groff, José Victor Menezes, Bianka Esteves Pinheiro Chacara, dentre outros.
No âmbito musical, nos espelhamos nos saxofonistas Warren Hill, Candy Dulfer, Mindi Abair, Gerald Albright e Eric Darius e nos flautistas Tiago Meira, Ramon Moraes, Jasmine Choi e James Galway. Vale ressaltar que músicos de nossa própria cidade foram e continuam sendo de grande importância motivacional para nós: Hernán Santibañes, Gillberto Santana, William Alves, Wagno Macedo , Fredson Luiz Monteiro e o querido Emilson Oliveira.

informativo malacacheta meninas odilio007

Experiência na Filarmônica da cidade:
- Entramos na Filarmônica Leopoldino Gandra em 2012, aos 11 anos de idade. Desde então, vivenciamos aprendizados e oportunidades cada vez mais significativos na nossa trajetória de vida. É incontestável a tamanha importância que a Filarmônica teve para nosso desenvolvimento social, intelectual e emocional, nos apresentando a uma arte a qual criamos profundo gosto e carinho: a música. Temos imensa gratidão à banda e, principalmente, ao mestre Valdivino Alves, que acreditou em nosso potencial e nos abriu uma nova porta.
Embora muito provavelmente encerremos nosso percurso na Filarmônica no próximo ano, temos a certeza de que os oito anos de participação nesta família serão lembrados com muito amor e saudade.

informativo malacacheta meninas odilio006

Conquistas:
- Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistamos juntas seis medalhas: as medalhas de bronze, prata e ouro (Thaiany) e duas medalhas de bronze e uma de prata, além de uma Menção Honrosa (Thauany).
Em relação a outras Olimpíadas, uma de nós, Thauany, também conseguiu ser duas vezes destaque municipal na Olimpíada Brasileira de Português e ter uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
- É válido ressaltar que no ano de 2017, Thaiany, recebeu sua medalha de ouro das mãos de Artur Ávila - primeiro matemático latino-americano a receber a Medalha Fields - no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de presenciar palestras valiosas de grandes mentes da área.

informativo malacacheta meninas odilio002

Hobbies:
- Gostamos muito de tocar, ver palestras motivacionais no YouTube e ouvir música nas horas vagas.

Uma música, um filme ou um livro que as marcou:
- Os filmes “Mãos Talentosas”, “Meu mestre, minha vida”, “Como estrelas na Terra, toda criança é especial” e “Ritmos diferentes” (ou Different Drummers) se tornaram filmes bem marcantes para nós.

Planos para o futuro:
- Ainda não nos decidimos quanto ao que exerceremos profissionalmente, mas pretendemos lutar por uma vida promissora e de inúmeras conquistas, seja qual for a área que optarmos em seguir. Estamos certas, contudo, de que seríamos realizadas se viéssemos a nos tornar inspiração para outras pessoas e auxiliá-las, de alguma forma, a atingirem seus objetivos.

informativo malacacheta meninas odilio004