engemec-malacacheta
Gener Souza, filho de Fátima (diretora da escola Mons. Clóvis e Generino (proprietário do Kanange), se formou em Engenharia Mecânica, uma área promissora para quem quer se empregar em médias e grandes empresas. Em vez disso, resolveu voltar para Malacacheta e se aventurar no perigoso mundo do empreendedorismo, criando o Centro Automotivo ENGEMEC.
Em uma entrevista sucinta, tentaremos descobrir os motivos que o levaram a essa escolha.

Quais as possibilidades de atuação da Engenharia Mecânica?
A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. Seu campo de atuação é vasto.

Em meio a uma crise que o país está começando a se reerguer, Malacacheta nem começou ainda, o que lhe fez optar por se estabelecer em nossa cidade? E principalmente porque resolveu ser um empreendedor em um país que parece fazer de tudo para dificultar empreendimentos?
Mesmo em crise alguns mercados continuam aquecidos. É o caso do setor de reparação automotiva. Malacacheta tinha uma carência muito grande em alguns serviços prestados neste setor, o que forçava diversas pessoas procurarem em cidades vizinhas.
Muito se fala sobre o empreendedorismo no Brasil e sobre a importância dele principalmente em períodos de recessão econômica. No Brasil, pode ser separado em: Empreendedorismo de Necessidade e Empreendedorismo de Oportunidade.
Eu apostei no empreendedorismo de oportunidade, com foco em atender as necessidades dos nossos clientes neste setor e contribuir para economia da nossa cidade.

Qual o papel de um Engenheiro Mecânico em uma oficina automotiva?
Administrar, criar soluções rápidas e eficientes na reparação automotiva, gerenciamento de equipe, acompanhar e desenvolver projetos mecânicos, realizar testes e validações, dentre outras atividades.

Quais novidades tecnológicas você trouxe para nós e quais serviços que você presta?
Na Engemec oferecemos diversos serviços como:
Diagnostico rápido e moderno em injeção eletrônica, alinhamento 3D, balanceamento, reparação em ar condicionado automotivo, manutenção em câmbio automático e automatizado, suspensão, freio, troca de óleo e mecânica em geral.
Procuramos investir em uma estrutura ampla e em ferramentas modernas e precisas para oferecer um serviço rápido e de qualidade para nossos clientes.

A escolha da localização de sua oficina, na saída para Teófilo Otoni, fez parte de algum plano estratégico? Porque a primeira vista temos a tendência em achar que na área central seria melhor.
Sim, por ser um local de bastante fluxo de veículos e acredito que futuros empreendimentos nesta área sejam naquela região.

Quais os planos para o futuro?
Temos vários planos, dentre eles sermos referencia neste setor na região, formar profissionais qualificados para atuar na área da mecânica, desenvolver atividades que ainda não são executadas na nossa cidade de forma clara e com qualidade.

Que mensagem você deixaria para quem, como você, se qualificou e está em dúvida se tenta um concurso público, um emprego em uma empresa privada ou monta seu próprio negócio?
O mais importante é se qualificar, continuar sempre estudando, conhecimento nunca é demais. Quando ainda estava na faculdade sonhava com um ótimo emprego, trabalhar em uma multinacional, Fiat, Vale, prestar um concurso publico para Petrobras... Mas assim que terminei minha faculdade passei por uma entrevista de emprego, que me fez despertar o interesse em empreender por conta própria. Comecei então a me dedicar em diversas especializações na área de engenharia automotiva com foco em abrir meu próprio negocio.

Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com