2edicao/iara-fisioterapeuta-malacacheta

Gostaria que você nos contasse um pouco de sua história. Porque escolheu a Fisioterapia, os percalços que enfrentou durante os estudos e para se tornar uma profissional de sucesso.
- Acredito que a fisioterapia me escolheu. 

Após concluir o ensino médio, vindo de família humilde, tive oportunidade oferecida pela minha mãe e meus irmãos de cursar faculdade. Sempre admirava quando assistia na televisão um fisioterapeuta ajudando um paciente; eu queria poder ajudar as pessoas voltar a andar. Foi quando me despertou a vontade de estudar Fisioterapia, mesmo sabendo pouco sobre a profissão.

 

Confesso que no inicio fiquei receosa, por não saber qual era o espaço da Fisioterapia, até porque meus colegas optaram por outras áreas.Tive que viajar todos os dias para Teófilo Otoni, de ônibus. No inicio a estrada de chão, chuvas, ônibus estragando no meio do caminho. 

Com dificuldades financeiras, comecei a trabalhar como professora de Ciências e Biologia na escola na região dos Moreira. Novamente chuvas, atolamentos, quedas de moto, caminhadas longas e ainda cansaço de ter que acordar, todo dia muito cedo, para dar as aulas e estudar.

Também trabalhei no Hospital São Vicente de Paulo como operadora do SUS e faturista, para ajudar com as despesas.

Depois tive que me mudar para Teófilo Otoni, por um ano e meio, para realização de estágios que me exigiam maior dedicação.

Sendo a primeira turma de fisioterapia da região, durante os quatro anos de estudos, pude aprender, não o suficiente, mas o bastante pra concluir o nível superior com conhecimento para poder atuar na minha profissão. 

E ai só dependeria de mim, correr atrás das oportunidades com dedicação e persistência. Hoje todo percurso tem me mostrado que fui feita pra isso! É o que eu sei fazer, é o que amo fazer. Valeu muito a pena.

E o sucesso é isso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer.

A Fisioterapia, além de tratar e recuperar lesões e desgastes abrange também a estética, ou essa é outra área?
- A fisioterapia tem uma área muito extensa, podendo ser aplicada em todas as especialidades clínicas e outras, sendo a
Estética uma delas, em que o fisioterapeuta se especializa em Dermatofuncional, abrangendo a Estética de uma forma mais
profunda com um campo maior de atuação.

Os outros serviços que você oferece em sua clínica, como Pilates, exigiram uma especialização? Quais são?
- Assim como Pilates, todo serviço oferecido pela minha Clinica exige uma especialização; Até porque, para se tornar um profissional com maior qualidade e atualizado é necessário buscar novos conhecimentos. Trabalho com a Fisioterapia convencional fazendo parte de minha formação;
Tenho especialização em Método Mackenzie, Hidroterapia, Pilates convencional e Fitness, Bandagem elástica terapêutica, Estética
corporal; mas faz parte também da Clinica a Natação infantil e adulto (outro profissional), Balé Clássico (Escola de dança Corpore),
Depilação a laser (outro profissional), e atendimento com Nutricionista (Iana Maia). 

Parece-me que sua clínica, é a única na cidade, a oferecer a hidroterapia ou fisioterapia aquática. Quais suas vantagens?
- Sim, trabalho com a Hidroterapia individual e também com a Hidroterapia (Atividade aquática em conjunto), em que as pessoas possuem diversas patologias, realizando um trabalho de recuperação funcional, física, psíquica e social.

As vantagens estão relacionadas a:

• Redução do impacto, o que diminui a ocorrência de lesões, pois a pressão hidrostática permite mais estabilidade e controle das articulações.

• Melhora da capacidade cardíaca e postural.

• Combinação de momentos de relaxamento com exercícios musculares.

• Ganho de condicionamento físico.

• Aumento de tônus muscular.

• Perda de peso.

• Flexibilidade.

• Aumento de autoestima.

• Melhora do sono.

• Alivio de dores.

• Facilitação do trabalho de parto.

• Coordenação motora. Equilíbrio.

• Alongamento de toda musculatura que envolve postura.

Trabalhando o corpo de forma integral e auxiliando no seu funcionamento.

Hoje você atende somente na clínica, ou ainda trabalha no serviço público e atende a domicílio?
- Tenho a Clínica onde atendo, mas também trabalho no serviço público de fisioterapia em que faço parte do processo seletivo do Nasf. Atendimento domiciliar não faço, hoje, devido ao cansaço, de uma rotina corrida e o gasto de tempo com deslocamento, também para ter maior dedicação à minha clínica.

Enxergo em você uma empreendedora. Estando certo, o que vem por aí?
- O futuro a Deus pertence.
Não sei se é empreendedorismo, mas sempre gosto de coisas novas, oferecer o que a cidade ainda não tem em relação a minha área, procurando sempre me especializar nos melhores tratamentos e os mais atualizados; Tenho muitos sonhos em relação a minha profissão. 
Eu quero sempre mais! No dia que eu parar de querer, meus sonhos se acabam. 

Beleza é pré-requisito para cursar fisioterapia, ou é coincidência o fato, das profissionais que atuam aqui em Malacacheta, serem todas mui belas?
- Rsrsrsr... Nem sei te responder.

0
0
0
s2sdefault
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com