Desde a concepção até a morte, o ser humano participa do processo ininterrupto e apaixonante que é o seu próprio desenvolvimento.

Esse processo abrange o crescimento do corpo, com suas características neurológicas, suas sensações e percepções, e está aliado à crescente capacidade de raciocínio, à apreensão de conceitos abstratos e a compreensão e segurança quanto aos aspectos afetivos sociais.

Frequentar a escola é de extrema importância na construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, consequentemente, em seu desenvolvimento integral e harmônico.

A Educação Infantil atua na formação global e harmônica da criança, proporcionando- lhe grande variedade de experiências concretas, selecionadas pelo adulto a partir do conhecimento de suas características e das necessidades de sua idade.

É uma educação desafiadora. Está em constante desafio à criatividade, à imaginação e ao raciocínio. Todas as atividades, apesar de anteriormente planejadas pelo educador, são replanejadas, organizadas e executadas pelas próprias crianças, que descobrirão como fazê-las da melhor maneira possível.

Assim a criança tem oportunidade de fazer suas próprias escolhas, de se responsabilizar por suas tarefas, de exercer, enfim sua independência, assumindo conscientemente seus direitos e deveres, construindo, automaticamente, a sua autonomia (autodisciplina, gerada pela capacidade de julgar os próprios atos e de aceitar regras impostas a partir de seus próprios valores).

Eny Torres Vieira
Educadora (Diretora do Centro Educacional Favo de Mel)

0
0
0
s2sdefault
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com