casa-do-fazendeiro-malacacheta

O principal objetivo da vacinação na bovinocultura é o controle e erradicação de doenças. Essa vacinação se faz necessária tanto para o bem-estar animal quanto para o lucro do registror rural, pois ela garante tranquilidade de produção e redução de custos.

Isso está relacionado ao fato de que, na maior parte das vezes, doenças que atingem o rebanho possuem tratamento relativamente mais caro que o valor investido na prevenção, sendo que aquelas que não possuem tratamento acabam por levar à perda do animal ou mesmo problemas reprodutivos. Em resumo, a vacinação correta do rebanho acaba saindo barata em relação ao benefício que traz e ao prejuízo que as doenças podem causar.

O processo de vacinação tem início na compra da vacina, devendo o registro ser sempre observado quanto à sua qualidade, revendas autorizadas e de fabricantes confiáveis.

vaca doenteHoje o Brasil possui leis que variam de região e que obrigam a vacinação contra determinadas doenças, como por exemplo a Febre Aftosa (vacinação obrigatória em todo o rebanho) e Brucelose (vacinação obrigatória em bezerras de 3 a 8 meses).

Outras vacinas não são obrigatórias por lei, mas se fazem necessárias para a produção de bovinos, podendo ser citadas a Raiva e o Botulismo, que são doenças que assolam bastante a nossa região.

Para uma vacinação correta e eficaz são necessários: higiene, equipamentos adequados (seringas e agulhas esterilizadas) e medicamentos mantidos na temperatura ideal. A vacinação correta garante a saúde do seu rebanho e lucratividade no seu negócio.

Equipe Casa do Fazendeiro Malacacheta/MG

0
0
0
s2sdefault
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com