vacinação-malacacheta.jpg
A vacinação é uma das mais impactantes intervenções em saúde pública.
O PNI (Programa Nacional de Imunização) define estratégias de vacinação para crianças, adolescentes, adultos, idosos e povos indígenas com vacinas normatizadas em calendários e esquema específico para cada grupo.
Diversos calendários vacinais já foram propostos e sempre estão sujeito a mudanças em função de diferentes situações, tais como: situação epidemiológica, indicações ou introdução de novas vacinas.
As vacinas são preventivas e estimulam nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.
Olhando a história da saúde, podemos afirmar com certeza que graças à vacinação houve uma queda drástica na incidência de doenças que matavam ou deixavam sequelas na população. A Varíola, por exemplo, foi erradicada no mundo inteiro. A Poliomielite foi erradicada em alguns países, entre eles o Brasil. Por isso a necessidade de continuarmos com a vacina na rotina e realizações de campanhas para evitar importar a doença e assim conseguirmos manter o certificado de erradicação.
A rede pública oferece, gratuitamente, vacinas contra: Tuberculose, Hepatite b, Pneumonia, Rotavirus, Menigite C, Poliomielite, Tétano, Varicela (catapora), Febre amarela, Difteria, Coqueluche, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Hemóphilus B, Iinfluenza.
É indispensável que cada cidadão procure conservar o seu cartão de vacinas, pois é um documento.
As campanhas de vacinação são extremamente importantes, portanto se espera a adesão e participação da população. Infelizmente, ainda há muita resistência ou quem sabe, não se dá a devida atenção à vacinação.
Pedimos aos pais e ou responsáveis que observem e cumpram, rigorosamente, a data agendada para retornar à unidade de saúde para atualização do esquema vacinal dos filhos menores dependentes.
A sala de vacinação funciona no ambulatório municipal, à rua Pio XII, 123, próximo à Escola Castro Pires , de segunda a sexta de 08 às 16 horas.
Nossa equipe de imunização: Maria Beatriz Sousa, Ednamar Gomes Moreira Guedes, Maria Nilcea Rodrigues Alves, Marilene da Conceição Pereira Soares e Maria Rosália Figueiredo da Cunha, se encontra à disposição para maiores esclarecimentos.
 

Maria José Lopes Rodrigues
Enfermeira
Coordenadora de Imunização do Município de Malacacheta