informativo-malacacheta-senai

Está em andamento em Malacacheta o curso Confeccionador de Lingerie, que visa capacitar alunos para iniciação profissional. O Informativo Malacacheta falou com a profissional Ivone Ortolani, que concedeu as seguintes informações:

Quem ou qual entidade é responsável por trazer o curso CONFECCIONADOR DE LINGERIE até nossa cidade?

A Escola Móvel SESI/SENAI, através da FIEMG, em parceria com a Prefeitura Municipal, que inclusive cedeu o espaço para a realização. SESI/SENAI fazem parte do Sistema S e são mantidos pelas indústrias, que através desses cursos visam capacitar e profissionalizar cidadãos para um mercado cada vez mais exigente.

Qual a duração do curso?

O curso tem a duração de 80 horas. Teve inicio no dia 13/03/18 e terminará no dia 12/04/18

Quantas turmas estão abertas e quantos alunos matriculados?

Temos 2 turmas, uma de manhã e outra a tarde. No total são 40 alunos matriculados sendo 20 alunos em cada turma.

Os alunos passarão por avaliações de desempenho?

Sim, eles passarão por avaliação de desempenho, de forma teórica e pratica. São métodos reconhecidos pelo MEC.

O SENAI é conhecido e respeitado pelas atividades que desenvolve. Observamos que os alunos estão todos uniformizados, cabelos presos, possuem seu material, etc. Essa maneira organizada de ensinar contribui para o desempenho de cada indivíduo?

O SENAI prepara os alunos para ingressar em um ambiente de trabalho. Essas medidas são necessárias como medida de segurança e disciplina.

Quem participa de um curso como esse almeja receber um comprovante de participação. Ao final do curso os alunos receberão certificado?

Receberão certificado pelo SENAI. Ele é reconhecido em toda América Latina e em até outros países.

Quem não participou do curso desta vez, poderá esperar que ele ocorra novamente, ou que novos cursos venham a ser ofertados?

Não há como afirmar, pois atendemos 853 municípios no estado de Minas Gerais. Ano passado oferecemos o curso Mecânica de Motos. Mas poderemos retornar, pois o prefeito já fez o pedido de novos cursos.

Existem cidades que se especializaram em uma determinada atividade como Divinópolis (Vestuário em geral) ou Monte Sião (Roupas de lã e linha). Esse curso visa tentar desenvolver uma vocação econômica para a cidade?

Com certeza. Ele prepara mão de obra capacitada que pode ser utilizada em empresas do ramo ou mesmo para a pessoa desenvolver seu trabalho por conta própria. A importância dos cursos de capacitação, pode ser bem exemplificado na matéria ‘’Malacachetenses pelo mundo’’ dessa edição, na qual a profissional Irene Lopes destaca que sua carreira de sucesso, teve início com um curso semelhante, Corte e Costura.

Entrevistadora: Jéssica Cardoso

0
0
0
s2sdefault
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com