POR QUÊ?

Porque o comércio local esta estagnado, estamos sem pespectivas, e não é preciso ser especialista para enxergar que não temos representatividade empresarial; Porque Sabemos que o desenvolvimento e crescimento econômico de um Município ,Estado ou Nação, só é possível quando ocorre variações positivas das variáveis quantitativas e qualitativas.Observa-se que não há positividade das citadas variáveis em nosso Município, o que percebe-se são variáveis negativas.

Porque acredito, que o Sindicato através dos objetivos que demanda, terá potencial para viabilizar de forma positiva o crescimento das variáveis que impulsionam a economia local.Além do mais com a reforma trabalhista torna-se imprescindível a necessidade de um sindicato para classe empresarial local,considerando a inserção em seu escopo dentre outras “a possibilidade de negociação com força de Lei entre empregados e empregadores”.

Conceito (o que é)

O sindicato é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo: Sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais). Objetivos Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos,etc) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados. Como são mantidos Atualmente os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições sindicais e mensalidades pagas pelos associados, contudo, tal situação poderá ser alterada após aprovação da reforma trabalhista que prevê o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Surgimento Os sindicatos começaram a ser organizados durante a Revolução Industrial na Inglaterra (século XVIII). No começo, as associações eram chamadas de trade unions.

DIFERENÇAS ENTRE SINDICATO E ASSOCIAÇÃO

SINDICATO
Representa todos os trabalhadores de uma categoria profissional ou de trabalhadores que laboram para um empreendimento empresarial, discutindo e definindo as cláusulas do contrato coletivo do trabalho.Podendo agir em juízo na defesa dos interesses da categoria.

ASSOCIAÇÃO
Representa apenas seus associados em todas as demais áreas do associativismo civil, exceto em questões de Direito Coletivo do Trabalho. A associação cuidará ou será a pessoa jurídica que atuará na promoção do bem estar de seus associados.

COMO ESTÁ A CRIAÇÃO DO SINDICATO EM MALACACHETA ?

Até a presente data, foram realizadas 03 (três) reuniões com um número médio aproximado de 26 empresários;Foi realizado em BH na Federação do Comercio de Minas Gerais (FECOMERCIO), uma reunião com o Presidente da Federação, oportunidade em que os membros da comissão foram bem recebidos e estimulados a dar prosseguimento ao objetivo.

PRÓXIMOS PASSOS....

Será realizado no dia 03.07.2017, uma reunião para Fundação do Sindicato (SINDCOMERCIO) eleição e posse da diretoria,ocasião em que a comissão espera contar com a presença de representantes da Federação do Comercio e de um número maior de empresários. INTERESSE E INICIATIVA DE CRIAÇÃO DO SINDICATO DOS EMPRESÁRIOS DE MALACACHETA MG (SINDCOMERCIO) Na condição de Contador e empresário da contabilidade, meu interesse não difere do interesse dos demais empresários locais;.A cada mês, contabilizo a diminuição da receita de minha empresa assim como observo e contabilizo a mesma situação das empresas para as quais presto serviço.Vejo que estamos precisando criar mecanismos para o desenvolvimento do comercio local, precisamos fazer com que o dinheiro circule mais em nosso Município sob pena de ficarmos prisioneiros de um retrocesso empresarial.

VALQUIMAR DE SOUZA DA CRUZ
CONTADOR

0
0
0
s2sdefault
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com