edgard-malacacheta001
edgard-malacacheta001

No ano de 1926, chega a Malacacheta Ernesto Radtke, um jovem alemão, vindo da cidade de Dusseldorf, Alemanha.
Seu país enfrentava ainda, as consequências da Primeira Guerra Mundial, como: crise econômica, inflação alta e uma insatisfação generalizada que poderiam culminar em nova guerra.

maximinio-malacacheta
maximinio-malacacheta

- Qual o nome completo de Pelé?
- Quaaaal o nome completo de Peleeeé? Responda e ganhe um premio.
Bradava uma voz que vinha de um alto-falante em um carro, em um ano da segunda metade da década de 70. Foi o que ouvimos durante a passagem do automóvel em frente à casa que morávamos.

seuneco-malacacheta
seuneco-malacacheta

Manoel Pereira Gomes, mais conhecido pelo apelido de "Seu Neco", nasceu em Setúbal no dia 05 de fevereiro de 1914, filho de Antônio Gomes Pereira Fernandes e Ana Pereira de Azevedo.

loro-malacacheta-roça
loro-malacacheta-roça

Poucas pessoas o conheciam pelo seu nome, Waldemar José Pereira. Mas como “Lôro da Farmácia”, seu apelido, foi um dos mais conhecidos, respeitados e requisitados moradores de Malacacheta.

ze-rampina-malacacheta
ze-rampina-malacacheta

Desde criança lembro-me de passar em frente ao estabelecimento de Zé Rampina e ver o movimento de muitas pessoas. A maioria conversando enquanto ele consertava um sapato, costurava uma sela, etc.

teo-malacacheta
teo-malacacheta

Nas décadas de 70 e 80, um mesmo quarteirão da Rua Tristão Couy, abrigava as duas lojas, que em Malacacheta, ofereciam serviços fotográficos a ‘Foto Regis” e a “Foto Estrela”.
Hoje vou falar sobre Teodomiro Manoel Dias, o Tidumiro do foto, proprietário da extinta Foto Regis.

bardoromulo-malacacheta
bardoromulo-malacacheta

Um dos pontos mais frequentados pelos visitantes masculinos, em Malacacheta, é o tradicional “Bar do Rômulo”. 

Neto de Geraldo Sapateiro, também conhecido como Romo de Odílio (seu pai), herdou a paciência de sua mãe, Dona Dina.

Rômulo montou seu bar no início da década de oitenta e seu jeito brincalhão e esculhambado, logo conquistou as pessoas.

abel-tareco-malacacheta
abel-tareco-malacacheta

Há alguns anos, um representante comercial que se hospedara no Cerne Hotel na noite anterior, ao nos atender, comentou que havia gostado de algo em nossa cidade, segundo ele uma seresta no fim da madrugada, início da manhã.

Noutra feita, esteve em minha loja uma gerente de um banco e entre outras conversas ela lembrou-se do contador de causos de Goiás, Geraldinho Nogueira. E eu lhe respondi:

- Ora, nós também temos nosso Geraldinho Nogueira. E mais que isso, além de contador de causos, ele é seresteiro, folião, gritador de leilão, artesão e padeiro entre outras coisas.

Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com