Psicóloga-Deisy-Nataly-malacacheta

A cada dia que passa, a vida se torna mais corrida e cansativa. As pessoas já não têm mais tempo para si e para quem com elas convivem.

O foco no trabalho se tornou maior, devido à busca de uma estabilidade financeira, acreditando que assim, a vida se tornará melhor. Porém, com isso vem o esgotamento emocional, chegando em ponto que gera consequências maiores, como perda de apetite, o encanto pelo trabalho e pela vida social. O lazer se torna mais difícil e menos atraente. 

Antes que isso aconteça, devemos tirar um tempo para respirarmos e pontuarmos o que está nos causando impactos negativos, e quem sabe assim, dar um primeiro passo para a Psicoterapia.
Poucos conhecem o que é, e qual sua finalidade. Então, irei explicar brevemente.

Na psicoterapia iremos tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente.

De forma equivocada, muitas pessoas ainda acreditam que a terapia é voltada apenas para o tratamento de “loucos”. Além de revelar preconceito, essa afirmação indica falta de conhecimento sobre o tema. Na verdade, o tratamento terapêutico é um ótimo meio de compreender nossos sentimentos e comportamentos enquanto seres sociais que somos.

A Psicoterapia promove vários benefícios como: autoconhecimento, motivação, melhoria nos relacionamentos interpessoais, aumento da autoestima, segurança nas decisões, desenvolvimento pessoal, autonomia, tolerância à frustração, superação de conflitos internos e superação de traumas e abusos.

A Psicoterapia pode ser realizada presencial ou online, porém necessita que o Psicólogo seja registrado regularmente junto ao Conselho de Psicologia e também obter aprovação dos Conselhos Federal e Regional nos casos em que os atendimentos sejam realizados online. Dependerá também da necessidade e disponibilidade do paciente. Todos os meios de realizar a psicoterapia deverão seguir o código de ética e de sigilo.

O profissional em psicologia é um excelente aliado para lhe ajudar a resolver problemas variados que parecem não ter solução. Isso envolve questões como depressão, ansiedade, transtornos alimentares e fobias diversas. Acreditar nos benefícios da terapia já é um grande passo para quem busca mais qualidade de vida e quer ficar com a saúde mental em dia.

É o seu caso? Então procure um profissional na área e comece já!

 

Deisy Nataly Alves dos Santos

Psicóloga graduada pela Faculdade Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, 
atualmente realiza atendimento na Clínica Nutri e Pedi.