daniele-campos-malacacheta

Ainda é muito comum ouvir que os antibióticos estragam os dentes. Mas isso é verdade?

Vamos esclarecer.

O que os pais acham que foi causado pelo antibiótico, como as manchas ou estragos nos dentes, na realidade tratam-se de lesões de cárie.

Os antibióticos feitos especificamente para as crianças, possuem em sua fórmula, ALTO teor de AÇÚCAR ‘’in natura’’ para tornar o sabor mais agradável e aceitável por elas.menino dente malacacheta

Porém, na maioria das vezes, os pais ou responsáveis não realizam uma adequada higiene bucal ou não escovam mesmo os dentes da criança após as administrações do medicamento, por pena dela porque se encontra ‘‘doentinha’’ e/ou também porque os horários podem coincidir com os períodos de sono.

Para evitar os danos causados por esses remédios, basta seguir as orientações:

1) Utilize pasta de dente com fluoreto na prescrição indicada;

2) Após a ingestão do antibiótico e também de qualquer outro medicamento com açúcar, é importante realizar higienização correta dos dentes. Se for durante o sono ofereça água para ela e passe uma gaze ou fralda úmida com água na boca.

Portanto, o antibiótico em si, ou seja, o componente principal da fórmula (amoxicilina, eritromicina etc.) NÃO CAUSA CÁRIE, mas o acúmulo de açúcar na boca e a falta ou má higienização bucal, sim!

daniele campos malacacheta1
 
Daniele Campos
Cirurgiã-dentista
Especialista em Odontopediatria
0
0
0
s2sdefault
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com