saniele-fonoaudiologa

fonoFono o quê?

Muitas vezes, nos deparamos com essa pergunta, quando questionados sobre nossa profissão. Percebe-se que muitas pessoas até já ouviram falar da fonoaudiologia, mas não sabem ao certo sua função.

A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.

Na fonoaudiologia podemos atuar em setores públicos e privados.

O fonoaudiólogo é o único profissional habilitado a realizar exames importantes em recém-nascidos, como o de Emissões Otoacústicas Transientes (Teste da orelhinha) e o Protocolo de Avaliação de Frênulo em bebês (Teste da linguinha).
Trabalhamos também na reabilitação de alterações fonológicas (trocas na fala), dificuldades de compreensão, transtornos de leitura e escrita, gagueira, disfagia (dificuldade para engolir), alterações miofuncionais e distúrbios da voz.

Atuamos ainda na intervenção de aspectos fonoaudiológicos existentes em algumas síndromes genéticas, autismo, deficiência auditiva, e deficiência intelectual.

O tratamento fonoauiológico favorece principalmente a qualidade de vida e bem estar de pessoas que dele necessitam. Se você identificou alguma das alterações descritas anteriormente, procure um fonoaudiólogo que é o profissional capacitado a ajudá-lo.

Saniele Rodrigues de Alvarenga
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de São Paulo
IDADE: 29 anos
CRFa- 8736-MG
Atualmente é fonoaudióloga da Prefeitura de Poté, APAE de Malacacheta e faz atendimentos particulares na Clínica Reabilitar (Malacacheta).
Referencia Bibliográfica: Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com