informativo-malacacheta-eny-torres

Falar da minha experiência como educadora é algo tão peculiar que só uma palavra definiria a minha ação: Gratidão.

Sou infinitamente grata a Deus pelo dom a mim concedido e o privilégio de ainda estar atuando. Uma benção, com certeza.

Com 6 anos conheci "O LIVRO DE LILI" e fiquei fascinada. A segurança da minha 1ª professora (Célia Abrantes} ao falar do "Piano de Lili" (mesmo não podendo mostrá-lo} foi tão importante, que hoje, devo a ela o meu hábito de leitura e o prazer pela escrita.

Iniciei as minhas atividades como educadora na E. E. Deputado Castro Pires. Fui bem acolhida pela direção e demais funcionários. Rapidamente me identifiquei com as crianças e com a ação educativa. Não encontrei "receita pronta". Apenas acreditei. Transformei a minha teoria em prática.

A primeira turma na E. E. Castro Pires

O tempo passou, o meu ideal cresceu e eu voei alto no meu sonho de continuar fazendo. Na minha trajetória, tive conhecimento e prática de vários processos de alfabetização.

Diante da minha atuação como educadora, dentro da realidade a qual estou condicionada, não destacaria nenhum "método" (processo} de alfabetização como sendo o melhor.

A junção de todos engloba num contexto mais amplo, que envolve a criança como ser ativo e a escrita como objetivo social.

A segurança de quem conduz o processo define o seu sucesso. Aliado a esta empolgante tarefa de alfabetizar está o fato de que estabelecemos "limites", o que não significa que ferimos a integridade da criança.

Eny recebendo seu diploma de professora

Trabalhar com "limites" significa exercitar o ato da cidadania democrática, pois a nossa missão ao alfabetizar é ajudar, é conduzir cada criança a desenvolver todo o seu potencial e a tornar-se um ser humano completo para si, para a sociedade e para a vida. Para que aja "qualidade" na Educação e " sucesso " na alfabetização é preciso que todos trabalhem com um mesmo objetivo: O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA.

E foi diante desta experiência, desta visão educativa, que surgiu o Centro Educacional Favo de Mel. Nasceu de um sonho pequeno e criou raízes. Fez várias conquistas e a maior delas é a certeza de um trabalho.

Ser professor não é uma função, um trabalho. É muito mais. Só quem já viu o sorriso nos olhos da criança, despertando para o mundo do aprendizado, compreende e sente quão grande e sublime é a missão de um educador.

O 'SER PROFESSOR" implica ser AMOROSO, HUMILDE, EXEMPLAR, TOLERANTE, VAIDOSO E HONESTO. Cada ano que trabalho é como se fosse o 1°. O meu entusiasmo é constante. Na verdade eu sou apaixonada pela educação.

Não paramos aqui. Temos muito que aprender, pois a criança é uma caixinha mágica, cheia de surpresas e muitas vezes lança desafios que nem a própria experiência supera.

"O meu saber consiste em saber que nada sei"... por isso continuo estudando, questionando, buscando, atuando e aprendendo, mas sobretudo continuo fazendo educação com amor, porque esta, meus amigos, vale a pena. Esta diz sim a vida e enche o meu coração de alegria.

Primeiros formandos do C. E. Favo de Mel
Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com